ATENÇÃO: O LINK PARA RETIRADA DOS INGRESSOS NO SYMPLA AINDA ESTÁ FORA DO AR. PORÉM, COMO A ENTRADA NO EVENTO É GRATUITA, NÃO SERÁ MAIS NECESSÁRIA A RETIRADA DO INGRESSO NA PLATAFORMA SYMPLA.
Como forma de valorizar, ainda mais, o choro, este importante gênero da música popular e instrumental brasileira, popularmente chamado de chorinho, a Prefeitura de Sabará, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Governo de Minas, irá promover, neste domingo (2/7), no Teatro Municipal (Rua Dom Pedro, s/nº, no Centro Histórico), às 18h, “O Chorinho na Casa da Ópera”.
A atividade cultural contará com apresentações de grandes clássicos do chorinho, que serão ministrados pela turma formanda do Curso de Choro, da UEMG, sob a orientação do professor Wagno Macedo.
Os interessados em participar devem retirar o ingresso gratuito pela plataforma - sympla.com.br/produtor/sabara.
Origem do choro
Os primeiros conjuntos de choro surgiram no Rio de Janeiro, em meados do século XIX. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Calado, os pianistas Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga, e o maestro Anacleto de Medeiros compuseram quadrilhas, polcas, tangos, maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular carioca da virada do século XIX para o século XX, que com a difusão de bandas de música e do rádio foi ganhando todo o território nacional.