Apresentação Teatral “A Paixão de Cristo”

29/03 (sexta-feira)
19:00
BAIRRO GENERAL CARNEIRO

Outra celebração da Semana Santa em Sabará que é registrada como Bem Imaterial do Município é a celebração da Semana Santa em General Carneiro, que se inicia na década de 1960, quando é criada a Paróquia São Sebastião. Antes da década de 1960, os moradores do bairro frequentavam a Semana Santa realizada na vila Marzagão. Em 1979, alguns ritos paralitúrgicos passam a ser encenados pela iniciativa de José Elísio Alves, conhecido como Zé da Semana Santa, e com o apoio dos párocos e também da comunidade.

 

Na Sexta-Feira da Paixão ás 5h sucede caminhada Penitencial e Via-Sacra até o Cruzeiro. Às 15h acontece solene Ação Litúrgica e adoração da Cruz com Sermão das Sete Palavras nas Igrejas Cristo Luz e São José Operário. Às 19h inicia-se no adro da Paróquia São Sebastião a Encenação da Paixão preparada pelo Grupo Teatral Zé da Semana Santa. As passagens bíblicas encenadas são: profeta Isaias anunciando a visão do salvador; Anunciação de Maria; Jesus no deserto – tentação; Sermão da Montanha; Jesus no templo; Santa Ceia; Horto das Oliveiras; Prisão e julgamento; Calvário, e crucificação. Após a Encenação ocorre o Sermão do descimento da Cruz e em seguida a procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro (ruas Minas Gerais, Julio Ribeiro e Minas Gerais).

No Sábado Santo ás 18h acontece a benção do Fogo em frente a Igreja Cristo Luz e em seguida procissão do Fogo Novo em direção à Paróquia São Sebastião. Na Paróquia acontece celebração de missa e logo depois apresentação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus pelo Grupo Teatral Zé da Semana Santa.