“Lampiãozinho e Maria Bonitinha” é um fenômeno dos palcos mineiros. Antes mesmo de ser encenado, o texto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Dramaturgia 2004, região Sudeste, promovido pela FUNARTE. O espetáculo conquistou 15 prêmios em Minas Gerais (incluindo Melhor Espetáculo, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz, Atriz Coadjuvante, Texto, Trilha Sonora, Figurino, Iluminação e Revelação em Artes Cênicas). Foi selecionado em festivais importantes no cenário nacional, entre eles: Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Festival Nacional de teatro de Resende e 8ª Mostra SESC/CBTIJ de Teatro para Crianças, conquistando mais três prêmios em 2007, totalizando 19 prêmios em sua carreira. Foi recomendado pela Revista Veja e Jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo.
A história se passa no mundo dos insetos. A aventura tem início na pequena cidade de Vila Bela do Melado, se desenrolando por todo sertão, onde o bando de Pirilampo Lampião, um misto de justiceiro e assaltante, se esconde e é perseguido pela polícia volante do tenente Muriçoca Bezerra. Nesse mundo de insetos, os personagens usam como armamento: bombas de inseticida (como espingarda), mata-moscas (como peixeiras) e grandes bodoques de “gravetos” (como pistolas) e como munição usam sementes de seriguela, umbu e melancia.
Referências aos personagens históricos estão constantemente presentes nessa grande aventura do sertão nordestino: Marimbondos Revolucionários da Coluna Prestes, Maria Joaninha, Corisquinho Fogoió, Sargento Rufino Moriçoca, Padim Ciço Louva-Deus e muitos outros. A história de amor entre Lampião e Maria Bonita é levada em cena com muito humor e fantasia.
FICHA TÉCNICA (completa)
ELENCO: Kênya Costa, Raíssa Alves, Maria Tereza, Enedson Gomes, Marcus Vinicius, Jairice Baptista, Wagner Braga, Joubert Oliveira
FIGURINO: Alexandre Colla
CENÁRIO: Heleno Polisseni
ILUMINAÇÃO: Yuri Simon
TEXTO E MÚSICAS: Leo Mendonza
DIREÇÃO: Yuri Simon
PRODUÇÃO: Fernando Bustamante
REALIZAÇÃO: Cyntilante Produções