POMPÉU: TRILHAS E PEDRA RACHADA

SANTOS, José. Sabará: A Cidade da Gente / Organização José Santos e Selma Maria;
Ilustrações Helena Küller - São Paulo: Olhares, 2022. 80p.

Quem nos ajudou a montar este capítulo foi a turminha da Escola Municipal Tiná Costa, acompanhada pela professora Cláudia Ferreira. E foi um trabalho divertido desse pessoal, pois eles fizeram mesmo visitas de campo, para entender de pertinho os assuntos trazidos. Eles visitaram a Rota do Ferro e a Trilha das Três Pontes.
Para quem não sabe, a Rota do Ferro era uma ferrovia que funcionava no século passado para transporte de mercadorias na região próxima a Belo Horizonte, passando inclusive por Sabará.
Atualmente, não passa mais nenhum trem por ali, por isso é possível visitar o trecho, que ficou conhecido pelas práticas turísticas e de esportes, como o ciclismo.
O lugar é repleto de ruínas das construções daquela época, o que dá também um aspecto histórico para o passeio.

 

Rota do Ferro

O trem de ferro
Na linha passageiro
Vai levando pelos trilhos
Um amor verdadeiro

De mãos dadas com a infância
A saudade da exuberância
Dos vagões agora, só distância
De um tempo que virou lembrança

A estrada onde o trem passava
E todo mundo gostava
Agora é cheia de turista

Que vem para visita
Quem quer esquecer dos problemas
Coloca a bicicleta no esquema
E assim sai deste dilema
e vai curtir o ecossistema

Rota do ferro agora é
Ar puro
Córrego limpo
Mata Atlântica
Grigó* e teiú

É sentir,
Aproveitar e preservar
O que a história
Fez mudar!
Texto coletivo do 4º ano C
E.M. Profª Tiná Costa
*Grigó é uma espécie de macaco da região.

 

O caminho da Rota de Ferro passa por quatro cidades, e em Sabará acompanha o percurso do rio. Além disso, no município, a trilha passa por três pontes, por isso o nome bem indutivo: Trilha das Três Pontes.

E essa rota passa também pelo bairro sabarense do Pompéu, que fica a 16 km do centro do município. O bairro é repleto de histórias, foi fundado durante a época de exploração de ouro no Brasil e foi palco de uma das batalhas da Guerra dos Emboabas, disputa travada pela exploração do minério na região.

Para quem gosta de esportes na natureza, Sabará é mesmo um município cheio de atrativos. Além da Rota de Ferro, pelo bairro Pompéu passa a Trilha do Pompéu, ideal para esportes como caminhadas, ciclismo, jipe e boulder. Ali fica o Conjunto Paisagístico Pedra Rachada, onde está uma grande rocha chamada… Pedra Rachada! E é nela que é praticado o boulder, um tipo específico de escalada. O lugar ficou tão famoso que recebe anualmente um festival para a prática desse esporte!

A professora Claudia fez um texto em estilo de diário para contar sobre o passeio realizado com a turma:

Sexta-feira, 19 de novembro de 2021.

A chuva caía desde cedo, justo no dia do nosso passeio para a Rota do Ferro! Mas para nossa alegria, quando chegamos à escola, a vice-diretora e guia do passeio, a Dulce Santos, disse que a excursão estava mantida! Viva! E lá fomos nós!

Na primeira parada, Dulce nos mostrou as Ruínas da Estação Mestre Caetano. Depois da pausa para fotos e explicações, seguimos de ônibus até a Ponte Pênsil que faz parte da Trilha das Três Pontes, pois a trilha mesmo estava com muita lama. Foi uma emoção atravessá-la. Alguns colegas ficaram com medo, mas seguiram, com medo mesmo!

Quando chegamos do outro lado fizemos um piquenique. Queríamos ir até o túnel desativado para conhecê-lo, mas, por causa do horário, Dulce achou melhor não ir. Em entrevista com Silas da Fonseca, que é escritor, poeta, compositor e grande entusiasta de práticas culturais em Pompéu, ficamos sabendo que ele foi construído em 1905, tem cerca de 200 m e é uma das atrações da Trilha das Três Pontes.

Depois, entramos pela Mata Atlântica e conhecemos uma cascatinha que desce até o rio Sabará. Ah, lá também tem várias nascentes e uma trilha, rodeada pela mata. Fiquei muito animada e feliz por ter esse lugar no mundo. Espero que cada uma das pessoas que o visitarem preserve o lugar. Amei cada instante do passeio e quero que outras pessoas também tenham a mesma oportunidade que eu. Quero que continue para sempre!!!