Localizado na Rua Dom Pedro II, também chamado de “Casa de Ópera”, foi construído em meados do século XIX e inaugurado em 2 de junho de 1819. É o segundo teatro mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento.
À época, se exibiram os melhores conjuntos teatrais então existentes para uma plateia exigente e culta. Em 1831, viveu grandes momentos com a visita de Dom Pedro I e, em 1881, de Dom Pedro II. Relatos da época louvavam sua excelente acústica.
Tem em suas linhas arquitetônicas a influência dos teatros ingleses do reinado de Elizabeth I. Por isso é conhecido também como Teatro Elizabetano.
O prédio, exteriormente modesto, destaca-se pelo seu interior com disposição dos camarotes em três galerias do tipo italiano, em forma de ferradura, com vasto palco elevado, oferecendo ótima visibilidade.
Sua característica mais interessante é a de que o espaço reservado à plateia é o mesmo destinado ao palco.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, foi eleito uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. É o segundo teatro mais antigo do Brasil, em funcionamento.
Hoje, o Teatro Municipal está totalmente revitalizado, preservando a sua característica original e a continuidade da rica história sabarense.